Chat Blast !

Ae galera! Vocês pediram e a Blast atendeu, voltamos a postar a fan-fic "Pokémon em Sinnoh", clique aqui e acesse a pagina da fan-fic!
Get your own Chat Box! Go Large! http://2.bp.blogspot.com/-x-4ZeQqA4D8/TVVr5LdI_WI/AAAAAAAAAvU/UdbK9x_nlbo/s1600/bonecos-xat-1.png REGRAS DO CHAT LÁ EM BAIXO!

O que é TCG ?

  • Um jogo de cartas colecionáveis, JCC (conhecidos pelas siglas em Inglês TCG, Trading Card Games ou CCG, Collectibles Card Games)

TCG é a sigla de Trading Card Game, ou Jogo de Troca de Cards. Esta é a sigla que vem modificando o comérico de card games pelo mundo afora, impulsionado pela mania Pokémon ! Para quem estava apenas a par dos CCGs (Collecting Card Games, ou Jogo de Coleção de Cards) tais como Magic, Spellfire e outros, Pokémon chegou para debulhar. Com regras mais simples do que o conhecido Magic, Pokémon TCG traz toda a magia do mundo pokémon para uma divertida batalha... de cards ! O que pode parecer bobo, a primeira vista, mas um jogo pode se tornar emocionante devido as escolhas que cada jogador faz em relação aos cards que possui durante o jogo. O jogo, lançado no Japão pela Media Factory e nos EUA pela Wizards of the Coast, aparece no Brasil com versões em português e versões em inglês (apenas poucos meses antes do lançamento da série em português) por importação da Devir, conhecida pela distribuição de muitos RPGs pelo Brasil afora. O jogo é composto de várias séries : Básica (com o maior número de cartas, a série inicial) e as expansões liberadas


Booster da Série Team Rocket

depois : Jungle (ou Selva, já vendida no Brasil), Fossil e Team Rocket (apenas nos EUA ou em Exportadores) e Gym 1, Gym 2, Neo 1 e Neo 2 (apenas no Japão). Cada série possui cartas específicas que não se repetem (com exceção da Base 2, que é uma compilação dos cards da série Jungle e Basica, com a exclusão de algumas cartas), portanto fique de olho na série que você procura !

O jogo é simples : cada jogador, com seu deck (baralho) de 60 cartas devidamente selecionadas entre Pokémons e evoluções (utilizadas para as batalhas em si), energias (para a utilização dos ataques dos pokémons) e treinadores (cartas que ajudam a se montar a combinação Pokémon-energias rapidamente e de boa forma), luta contra um outro jogador, onde a vitória se consegue pela compra de prêmios (cards bônus pelo nocaute de um pokémon adversário), fim de pokémons adversário (o adversário não têm mais pokémons disponíveis) ou mesmo o fim do baralho do adversário (quando o adversário não tem mais de onde "comprar" cards). O jogo, em si, tem boas lembranças das regras de Magic, mas com algumas mudanças bem características, como por exemplo a utilização de energias diretamente em um pokémon, e não manas para todas as cartas. Regras específicas podem ser vistas aqui, nas regras oficiais do jogo

Outro fator importante é o preço do jogo. Os cards custam aproximadamente 7,50 reais o "booster" (pacotinho com cartas novas que visam a mudança dos decks tradicionais) e 31,50 o "deck" (baralho pré-construído, pronto para jogar, mas geralmente ruim), tendo já chegado a preços exorbitantes como 30 reais o booster e 100 reais um deck. Todos os cards são importados, sendo em inglês, japonês ou português, por isso o preço elevado. O recomendado a iniciantes é que se compre um deck pré-construído e 4 ou 5 boosters, com isso indo mudando o deck pré-construído pouco a pouco.


O sistema é relativamente simples - ao se inscrever em uma das lojas participantes da liga por todo o Brasil (ver lista em http://www.devir.com.br/, seção Pokémon), o jogador recebe um livro com as instruções do campeonato, com o relativo resumo e páginas referentes as cidades já conhecidas do mundo Pokémon dos jogos pokémons (de Pewter até Veridiana). Cada página contém uma tabela com 100 quadradinhos, cada um valendo 10 pontos, onde após a finalização de uma tarefa, que vai desde comparecimento à liga até trazer um amigo para participar, ou após uma batalha pokémon (jogo de TCG) um juiz autorizado marca os pontos referentes na tabela. Ao completar-se 250 pontos ganha-se o card promocional da cidade e aos 500 pontos ganha-se a insígnia da cidade. Cada cidade "dura" 6 semanas, logo, só poderam mudar de cidade aqueles que pegaram o card, a insígnia E após passar as 6 semanas de duração da cidade. Quem não conseguir fica naquela cidade até completar os pontos necessários.


Para os moradores de São Paulo, as chances são várias - têm lojas cadastradas em 15 locais diferentes, incluindo a própria Devir, as 3 Forbidden Planet entre outras ! Nas principais capitais do Brasil também tem. Paga-se uma quantia de 3 reais para se inscrever na liga e cada dia do campeonato tem duração média de 2h e meia. Os dias acontecem uma vez por semana com dias e horários definidos por cada loja.


Campeonatos de Pokémon TCG acontecem já por todo o Brasil, haja visto a Liga Pokémon,

O custo é relativamente alto - o recomendado para quem quer realmente se jogar nesta mania é de aproximadamente
R$ 80
na primeira compra, entre decks e boosters

campeonato oficial que acontece por todo o país, onde o objetivo é por meio de pontos conseguir cards promocionais que só aparecem nos campeonatos e insígnias pokémon. Geralmente, paga-se 3 reais para inscrição e presença toda semana somada a mais algumas tarefas garantem os pontos para os cards/insígnias. Fique ligado na cobertura que a PokéLand faz em cima destes campeonatos!


Mais informações : Devir , Wizards


- Liga Pokémon no Brasil

É isso mesmo - o Campeonato mais famoso de TCG do mundo chegou ao Brasil ! Não pela Wizards, mas pela Devir, a distribuidora exclusiva dos cards pokémons no Brasil. A Devir, que apostando no tremendo sucesso dos cards por aqui, começou uma nova fase de marketing, começando ao abaixar os preços dos decks e boosters, e agora a liga Pokémon !


- Aprenda a Montar um Deck


Montar um deck é a mais avançada das estratégias do Pokémon TCG. Você pode ver isso devido à classificação dos Produtos, onde O Deck starter é INICIANTE, os decks pré-construídos são INTERMEDIÁRIOS e os boosters, AVANÇADOS. Chegar à fase avançada é fácil, devido a má-qualidade dos decks pré-contruídos. Logo, sempre é bom saber fazer um deck... e é sobre isso que falo hoje !

Um deck é mais do que pokémons, treinadores e energias. É a troca de habilidades entre eles, onde o erro de um é complementado pela qualidade do outro, onde a ação de um reforça a de outro. Um simples exemplo é um combo entre Mr. Mime, Chansey, Alakazam e Centro Pokémon. O Mr. Mime fica ativo, quando recebe dano o Alakazam passa o dano pro Chansey com seu Pokémon Power e, depois de bem cheio, o Chansey é recuperado com o Centro Pokémon. A estratégia nos decks segue o mesmo raciocínio, onde o objetivo é ter um jogo de uma forma em que todas as cards participantes do jogo se ajudem entre si. Então, antes de tudo, deve-se escolher QUAL É O OBJETIVO de seu deck.

Não é amontoando um monte de Charizards e Hitmonchans em um deck que você vai ser o campeão. Você tem que olhar, ler, analisar e comparar todos os cards. Por mais inútil que um card seja, ele sempre se encaixa perfeitamente com outro. Um exemplo fácil é o Tentacool. Com apenas 30 HP e um ataque fraco, parece não servir para nada. Em compensação, seu Pokémon Power pode ser utilizado em conjunto com o Alakazam, tendo assim uma fonte de recuperação grátis toda rodada. As estratégias mais conhecidas (e, geralmente, as melhores) são os RAIN DANCE, baseado em Blastoises, DO THE WAVE, baseado em Wigglytuffs e os HAYMAKERS, baseados em Electabuzzes, Scythers e Hitmonchans. O Rain Dance tem como objetivo pegar ter o Blastoise na 2ª rodada, com ajuda de Pokémon Breeder, e assim sair baixando energias de água livremente. O Do the Wave consiste em ter o Wigglytuff na 2ª rodada também (geralmente, a 2ª rodada é a mais importante do jogo, pois é nela onde geralmente o objetivo é mostrado) e 5 pokémons no banco, além de energia suficiente no Wiggly, para assim poder atacar e dar 60 pontos de dano no inimigo; e o Haymaker, geralmente o mais conhecido, consiste em pokémons básicos fortes e com danos altos à baixos custos.

Construir um deck baseado nessas estratégias é fácil, pois é encontrado facilmente em sites da NET. O que queremos mostrar aqui é, alguns combos para um deck que você queira construir e a maneira que você deve distribuir esses cards.

A contagem básica de cards em um deck é : de 12 a 18 pokés, 22 à 26 energias e de 16 à 22 Trainers, tendo cada uma exceções e sendo que a soma de todos os cards seja igual à 60. Decks muito fora destes padrãos costumam ter pontos fracos muito vulneráveis. Primeiramente, tenha uma estratégia consistente, portanto não confunda. Alguns pontos vitais :


* Um deck baseado em pokémons do estágio 2 devem ter Criadores de Pokémon, para assim, com ajuda de alguns trainers poder tê-lo ativo na 2ª rodada.
* Não entupa o seu deck de Bills e Professor Carvalhos se não for necessário. Acabar com o seu próprio baralho pode ser mais fácil do que parece.
* No caso de evoluções, obedeça sempre à escada. 4-3-2, e 3-2 são as melhores estratégias, onde, na ordem, Pokémon Básico - Estágio 1 - Estágio 2.
* Nunca encha seu decks com apenas 1 card de cada. Baseie-se em um card do qual você só tem um em seu deck e seu jogo pode ir por água abaixo. Prefira colocar 3 cards de um tipo só do que 1 de vários.
* Alguns cards, apesar de bons para iniciantes, são dispensáveis em uma estratégia mais avançada. São o caso de : Pokédex, Gyarados, Poção, Centro Pokémon entre outros, apesar de que, se usados direito, podem criar uma estratégia imbatível.
* Nenhum deck é imbatível. Procure adequar seu deck de forma que ele possa encarar todos de igual pra igual, mudando conforme você utiliza-o.
* A energia dupla incolor é sempre útil. 2 pelo valor de uma nunca é mau negócio, exceto se seu deck não tem utilidade para elas...
* Promo cards, apesar de geralmente serem ruins, podem ser uma surpresa durante o jogo. Bons cards como o Mewtwo do 1º filme podem surpreender.
* Trocas de cards são sempre necessárias na busca de um deck bom. Portanto, na hora da troca, procure sempre aproveitar as cards que você não precisa para obter cards necessários, mas sempre obedecendo seus atuais valores.
* Rajada de Vento é ÓTIMA. Não vem com essa de que trainer comum é horrível porque essa card cabe perfeitamente em qualquer deck, seja pra matar aquele pokémon que já está nas últimas ou então pra espantar aquele Mr. Mime chato.

A melhor dica que eu posso te dar é de estar sempre atualizado quanto as novas séries e, principalmente, procurar saber de TODOS OS CARDS existentes na língua Inglesa e Portuguesa. Estas, sendo aceitas no maior número de campeonatos, podem estar presentes à qualquer hora. E - não se esqueça disso - procure encontrar estratégias para todos os cards, pois todos possuem uma. Para você, então, alguns combos de cards nos quais você pode criar um deck em volta disso :


-> Mr. Mime, Defender
-> Charizard, Venusaur, DCE
-> Erika's Dratini, Potion, Chansey, Alakazam, Mr. Mime, Defender, Centro Pokémon.
-> Remoção de Energia, Super Remoção de Energia, Poliwrath, Dragonair
-> Electabuzz, Hitmonchan, Scyther, DCE, Potion
-> Aerodactyl, Promo Mew, Devolution Spray
-> Blastoise, Pokémon Breeder, Articuno
-> Gengar, Flauta Pokémon, Fossil Haunter

Então, façamos o seguinte - eu dei os combos, vocês me dão os decks. Mandem um e-mail clicando aqui e os melhores decks criados serão colocados aqui. E, além de tudo, vejamos se vocês souberam aproveitar todas as dicas e consertar defeitos !


- Séries - Qual é a melhor?


Já aconteceu de você ir em uma banca, ou então em uma loja de RPG e não saber qual booster comprar? Certamente isso já aconteceu e ainda acontece (inclusive comigo, algumas vezes). Para mim, geralmente o fator determinante É coleção, quase nunca é na busca de um card para um deck (motivo pela qual nunca mais eu comprei boosters da Básica, Jungle e Fossil), pois geralmente eu procuro um card raro, e quais são as chances de este card sair no meu booster? Isso depende da série, existem séries grandes ou pequenas... Eu, particularmente, gosto de séries que não tem cards em versões Holográfica e não holográfica (caso da série Jungle, Fossil e Rocket), prefiro séries com cards definidos, como é a série Básica e todos os sets desde a Gym: Heroes até a Neo: Genesis. Mas, até aí é uma questão de gosto pessoal... mas, no final de tudo, qual é a série mais balanceada, a melhor, a que melhor se sustenta? Vocês podem até se assustar, mas sem sombra de dúvidas a (minha) escolhida é a BÁSICA. Por quê? Apenas pelo simples motivo de que ela é uma das poucas que sobrevive sozinha (aliás, isso é óbvio, pois já houve um momento em que havia só ela). Mas, veja você, quais cards se destacam no cenário de jogo? Blastoise, Alakazam, Hitmonchan, Electabuzz, Oak, Bill, Gust of Wind.... são todas Básicas. É claro que as outras séries possuem pokémons magníficos (nem vou citar pois todo pokémon tem seu lado bom), mas... não dá pra comparar. Isso é na questão jogo, na questão coleção, qual é melhor? Nesse caso não há diferença. Talvez a escolha de séries menores, como a Team Rocket, pois são séries relativamente fáceis de serem completadas, mas lembre-se que a busca de um pokemaníaco é de procurar obter todos, mesmo sabendo que a atual situação econômica do país não ajude muito... -_-' Então, na hora de escolher um booster, pense - qual é o meu objetivo? Completar a série Fossil? Conseguir aquele Blastoise pro meu deck? Conseguir cards para poder trocar com meus amigos? Tudo é fator determinante. Lembre-se que um booster é uma caixinha de surpresas, você pode tanto se decepcionar quanto sair feliz, então, pense bem e invista bem o seu dinheiro! Aliás, Pokémon Card é caro pra você ? Isso é assunto pra um próximo texto.


- Card Ruim ? Card Bom ?

No fórum de TCG da PokeLand existe um tópico que fala sobre a pior card do TCG. Convenhamos, isso existe mesmo? Antes de mais nada, TCG é motivo pra ficar procurando card ruim? Depois, eu acho que todo card tem sua finalidade. Por mais fraco que você possa considerar esse card, ele tem uma finalidade. Quer saber algumas finalidades para cards que já foram considerados os mais inúteis?

Sleep! : Esse card da Team Rocket combina bem com cards que precisam ter o oponente dormindo, como o Haunter básico (50 por 2 energias psíquicas, muito bom!) e o Misdreavous Neo3 (esse quando sair eu ainda vou mostrar pra vocês como funciona bem com o Sleep!....

Spray de Involução : Talvez um dos cards mais discriminados do mundo TCG, ainda mais com o lançamento do Recall, card que faz com que você possa usar qualquer ataque de qualquer um das evoluções anteriores, contanto que você tenha o número certo de energias. No entanto, alguém esquece de Pokémons que têm Pokémon Powers que funcionem apenas uma vez, como é o caso do Dark Slowbro, Meganium Soft Scent e alguns outros.

Revive : Pode talvez ser considerado o pior card, mas tem grande utilidade em decks que se aproveitam de Damage Swap e ataques do tipo Rage, que calculam seus danos pelo número de contadores de dano no pokémon.

Boneca Clefairy : Muito discriminada depois do lançamento do Fossil Misterioso, principalmente por sua raridade (Rara). No entanto, a série Vending Machine (existente apenas no japão) inventou um uso para ela - em uso juntamente com o Hypno da VM, contanto que o Hypno tenha 2 energias psíquicas nele, todas as Bonecas Clefairy podem utilizar o ataque Mindshock, que causa 30 pontos de dano, mesmo sem energias atachadas na Boneca Clefairy.

Flauta Pokémon : Considerada muito boa para o oponente, mas em combo com a Rajada de Vento pode ser o resultado de um prêmio grátis (é só pegar um pokémon com pouco HP e usar o Gust nele, causando depois um dano considerável)

Here Comes Team Rocket! : Considerado um card UltraRaro e UltraRuim, mas em conjunto com outros cards (também não muito bons) pode criar um combo bom, como por exemplo com o Mankey Jungle.

Digger : Considerado um PlusPower em que o dano pode ser dado em si mesmo, combina bem com decks que utilizam ataques do tipo Rage (mesmo caso do Revive)

Blaine's Quiz #1 : Apesar de parecer um Bill com possível margem de erro, faz parte de uma série de cards que visam trazer um pouco mais de diversão para o TCG. Participam destes tipo de quiz Blaine's Quiz #2 e #3, além de Misty's Duel

E é isso. Cards considerados ruins tem sua utilidade também, apesar de nem sempre serem consideráveis a cards ótimos... tenham boa sorte montando decks com esses combos, pois é isso que eu geralmente faço - Decks desconhecidos, mas com combos curiosos e legais, que me fazem cada vez mais gostar de TCG!


- Por que muita gente vem largando mão do TCG?

Ultimamente, você pode reparar que muitas pessoas vêm desistindo do Pokémon TCG. Para mim, isso é uma lástima... o TCG não é um jogo tão engenhoso e bom quanto o Magic (apesar de eu preferir Pokémon TCG), mas seus golpes e combos e tipos e figuras e.... parece que os cards enfeitiçam a gente! Geralmente o que se houve é "cansei", mas o que se esconde por trás desse "cansei"? Alguém que só gosta do que é da moda? Dinheiro? O quê causa esse êxodo do TCG?

1º Fator - Financeiro - Talvez seja esse o pior e mais lamentável motivo de várias pessoas estarem abandonando o jogo. Certamente estamos cientes de que a situação financeira do país (e do mundo) não é boa e também que o preço dos cards não é dos mais baratos, mas existem vários meios de continuar a acompanhar o TCG - A Internet é o principal deles. Isso ainda vai ser tema de um texto meu...

2º Fator - Moda - Esse certamente é o que mais me irrita... pessoas que gastam dinheiro adoidado em coisas da moda, e com Pokémon não foi diferente. Pessoas que implorar para seus pais dinheiro para comprarem cards e depois de um certo tempo esquecem seus cards/pastas no armário para um possível dia voltarem a jogar. Tenham um pouco mais de respeito pelo dinheiro!

3º Fator - Demasiado Interesse - Muitas pessoas compram adoidado achando que é a coisa mais interessante do mundo e quando vai cair na real.... vêem que não é nada daquilo que eles querem. Geralmente é caracterizado por pessoas que querem comprar tudo para terminar rápido.

4º Fator - Arrependimento - Muitas pessoas que gastam seu dinheiro e, ao olharem pra trás, ficam arrependidos de ver o quanto já gastaram com TCG e o quê poderiam ter comprado ao invés do TCG... esse fator está em grande crescimento nos dias de hoje.

5º Fator - Preconceito - Pessoas que estão desistindo do TCG porque Pokémon "é coisa de criancinha", retornem! Você vai deixar que eles digam o que é certo na sua vida? Mal sabem eles que o Pokémon para GB tem muitas entranhas que só pessoas mais velhas podem entender, como por exemplo o fator Stats! Mal sabem eles que Pokémon TCG estimula a Inteligência e Resistência! Não tenham vergonha do que você faz - no final isso pode até virar a seu favor!

6º Fator - Dinheiro Fácil - Certamente a mais deplorável de todas os Escalões Sociais de quem joga TCG, são pessoas que APROVEITAM do Pokémon para ganharem dinheiro fácil em conta própria, em apenas comprar e vender cards, sem possuir amor pelo jogo! Grrrr... Seu inicial desaparecimento deve-se a diminuição das pessoas do Fator "Moda" e "Demasiado Interesse" (esses deveriam sumir rapidamente... bah)


7º Fator - Mesmice - Pessoas que jogam sempre com o mesmo tipo de deck e jogam sempre com as mesmas pessoas estão predispostas a cairem neste fator logo logo... o TCG é um jogo de combinações infinitas! Existem milhões de jogadores pelo mundo, saia atrás do jogo que você (supostamente) gosta!

8º Fator - Dificuldade - Pessoas que se frustram rapidamente porque não conseguem certos cards ou não conseguem ganhar jogos podem entrar em colapso e abandonar o jogo como reação de raiva... o TCG ainda é um jogo de paciência, por mais difícil que ele possa parecer! (e ele não é difícil... é só aparência, hehehe)

Pois é, assim como existem vários tipos de jogadores existem bários tipos de "desistentes".. e aqui fica o meu pedido na busca de "recuperar" estes, que pelo menos uma vez já participaram do mundo TCGmaníaco e sairam por algum motivo, mas que nós procuramos que voltem mais uma vez para este mundo, de preferência com bastante vontade de montar cada vez mais decks novos e procurar novos cards!


- O Fator dinheiro é decisivo no TCG?

TCG não é um jogo barato, isso qualquer um sabe. Por mais que você pense, não há como você admitir que míseros 11 pedaços de papéis chegam ao absurdo preço de 15 reais! É MAIS DE UM REAL POR UM PEDACINHO DE PAPEL ESCRITO! Na atual situação do Brasil, qualquer dinheiro é dinheiro... Mas, qual é a saída para quem gosta de TCG? INTERNET. Primeiramente, as figuras dos cards, que circulam a rede, são um bom começo. Praticamente todas as séries americanas e até japonesas circulam pela rede, proporcionando assim um conhecimento dinâmico dos cards... Outra boa saída é a leitura de textos sobre o TCG ou até mesmo a conversa com pessoas que têm a mesma paixão que você, o que não são poucos pelo mundo. Numa conversa internacional, o TCG pode ao mesmo tempo ocasionar a você diversão e um conhecimento melhor de outras línguas... Aliás, vale dizer que o TCG aprimorou muito o meu inglês, e isso pode acontecer com todos. A Internet é uma coisa incrível! Ela proporciona lições de diferentes formas e tão "nutritivas" quanto as reais.... Voltando para o TCG, outra saída são sites especializados, estes que juntam o fator de pessoas que gostem do jogo e possuem textos interessantes... e, pra terminar, os programas que proporcionam os jogos de TCG pela Net - pode tanto ser por chat (altamente roubável, hehe) ou por porgramas que são especializados em card games pela net, mas que não proporcionem uma integração total ao Pokémon TCG, como é o caso do Apprentice. Portanto, o dinheiro não é (total) empecilho para o TCG! Quem gosta, corre atrás, e se esse é o seu problema, vamos lá que a internet te ajuda!

0 comentários:

Regras do chat!

http://i52.tinypic.com/30jqt6d.jpg